Como é trabalho de parto nas Fêmeas Caninas?
28 de abril de 2020
Geralmente a gestação em cadelas tem duração de 63 dias, ou seja, 9 semanas, podendo variar de 58 a 68 dias.
Entre 12 a 24 horas antes do parto, a temperatura retal da fêmea cai atingindo valores abaixo de 37°C.
A dilatação da cérvix é a primeira fase do trabalho de parto e dura em média de 6 a 12 horas e, em algumas cadelas, pode chegar até 24h.
Nessa fase a fêmea fica inquieta e nervosa, pode se recusar a se alimentar e às vezes apresenta vômitos, respiração ofegante, tremores e fica cavando o chão. Durante essa fase, você deve deixá-la em local calmo para que ela faça seu “ninho”.
Quando começam as contrações é fácil percebê-las, pois a cadela contrai o abdômen com força até expulsar a placenta e o filhote. O tempo para o nascimento de todos os filhotes pode variar de poucas horas chegando a 24h ou 36 horas.
O intervalo entre o início das contrações e o nascimento de cada filhote pode variar entre 10 a 30 minutos.
Se a cadela tiver contrações fortes por mais de 30 minutos e não nascer nenhum filhote é necessário entrar em contato com o veterinário.
Em ninhadas grandes o intervalo entre o nascimento de um filhote e outro pode variar e a fêmea pode “descansar” algumas horas antes de iniciar novas contrações.
Se após 4 a 6 horas o processo não se iniciar e ainda houver filhotes, entre em contato com o veterinário.
Caso a fêmea fique assustada ou nervosa (outros animais no ambiente ou muitas pessoas) ela pode parar o trabalho de parto.
A cadela deve lamber cada recém-nascido para remover as membranas e estimular a respiração. Se isso não acontecer dentro de 1 a 3 minutos, você deve intervir e remover as membranas e massagear o filhote, cuidadosamente, com uma toalha macia e seca.
A mãe corta o cordão umbilical com os dentes. Caso ela não faça esse procedimento você deve usar um barbante, e fazer dois nós: o primeiro com 2 cm de distância do filhote e o segundo com cerca de 1cm depois do primeiro e cortar o cordão com uma tesoura entre os dois nós.
Deixe os filhotes com a mãe e os manipule o mínimo possível.
Às vezes as cadelas amamentam os recém nascidos ainda durante o parto, mas algumas não fazem isso. Você deve verificar se a cadela está amamentando todos os filhotes adequadamente.
O Dr. Hato é um hospital 24 horas e possui atendimento de emergência caso precise da ajuda durante o trabalho de parto da sua cadela contate um dos nossos veterinários.