x

Endoscopia

As unidades Dr. Hato Baeta Neves e Campestre contam com o atendimento de especialista em endoscopia de cães e gatos. A equipe é formada por veterinários especializados e qualificados para atender qualquer tipo de paciente que, por algum motivo, necessite de endoscopia.

A endoscopia é um método de inspeção minimamente invasivo que abrange os

mais diversos sistemas, dentre eles estão o digestivo, respiratório, ototegumentar e geniturinário.

Estrutura do hospital

As unidades do Dr. Hato têm atendimento em endoscopia auxiliado por uma completa estrutura de exames complementares para a identificação das principais doenças quer seja através de exames de sangue, de exames de ultrassonografias, radiografias, tomografias, testes de alergias, internação para suporte e medicação para os pacientes críticos.

Indicações

Suas indicações podem ser de caráter diagnóstico, onde buscamos por alterações nas estruturas inspecionadas ou de caráter terapêutico, com a finalidade de identificar e tratar alguma anormalidade.

Os procedimentos endoscópicos incluem a endoscopia digestiva alta (avaliação de esôfago, estômago e duodeno), colonoscopia (avaliação do cólon), rinoscopia (avaliação das cavidades nasais e nasofaringe), laringotraqueobroncoscopia (avaliação de laringe, traqueia e brônquios), otoscopia (avaliação de condutos auditivos) e uretrocistoscopia (avaliação de uretra e bexiga).

Durante a inspeção destes sistemas buscamos por alterações como processos inflamatórios, infecciosos, neoplásicos, lesões erosivas ou ulcerativas, estenoses, dilatações e presença de corpos estranhos (objetos).

Para um diagnóstico conclusivo das alterações encontradas, preconizamos a coleta de materiais para a realização de exames laboratoriais, como cultura de bactérias e fungos, análise histopatológica (biópsia), imunohistoquímica e

citologia.

Já nos casos terapêuticos, podemos realizar a remoção de corpos estranhos,realizar dilatações de segmentos com estenoses, remoção de pólipos obstrutivos e uso de medicamentos pelo canal de trabalho do endoscópio.

EXAMES

Para a realização da endoscopia é necessário que o paciente seja submetido à anestesia geral, por isso a indicação do procedimento pode ser feita somente após uma cuidadosa avaliação clínica e, muitas vezes, após exames pré-anestésicos.

Com diferentes modalidades de endoscopia, hoje é possível examinar e visualizar esôfago, estômago e duodeno, reto e cólon intestinal, narinas, traqueia e brônquios, vagina, uretra e bexiga urinária e as cavidades abdominal e torácica.

Quando realizar a endoscopia?

O Médico Veterinário indicará o melhor momento aliado à sua necessidade, sempre avaliando a idade do paciente, os riscos e indicação da endoscopia.

Atendimento:

Entre em contato com a unidade que deseja para maiores informações.

BAETA NEVES 24H - SÃO BERNARDO DO CAMPO

(11) 4336-7185

Saiba maissaiba mais da unidade BAETA NEVES 24H - SÃO BERNARDO DO CAMPO

CAMPESTRE 24H - SANTO ANDRÉ

(11) 4428-1222

Saiba maissaiba mais da unidade CAMPESTRE 24H - SANTO ANDRÉ

VILA ALTO DE SANTO ANDRÉ - SANTO ANDRÉ

(11) 4200-1160

Saiba maissaiba mais da unidade VILA ALTO DE SANTO ANDRÉ - SANTO ANDRÉ