Buscar

A importância da vacinação para cães e gatos


Desde o início da pandemia de coronavírus, houve a recomendação de evitarmos procedimentos eletivos, entre eles a vacinação, porém o distanciamento social, que havia sido previsto para 15 dias se prolongou. Assim, as associações médicas veterinárias mundiais revisaram as orientações sobre procedimentos eletivos, considerando que a vacinação de cães e gatos deve continuar a ser aplicada conforme protocolos descritos quadro abaixo.


Aproveitando o tempo que estamos em casa, vale a pena verificar a carteirinha de vacina e observar quando é a época da revacinação anual. É muito importante manter o seu pet saudável. A recomendação é assegurar que as vacinas do seu cão ou gato estejam em dia!


Se seu pet estiver com vacinas anuais vencidas ou for um filhote, é importante levá-lo ao veterinário, mas seguindo todo os padrões de segurança para o atendimento, pois a saúde e segurança de todos os profissionais envolvidos na rotina hospitalar é muito importante, além da segurança da sua saúde.



Caninos e Felinos


Antirrábica - Essa vacina é compulsória no Brasil. É recomendada a primovacinação e o reforço anual. A raiva é considerada uma zoonose de importância para a saúde pública.

Caninos


V10/V8 (cinomose, parvovirose, hepatite infeciosa canina, parainfluenza, adenovirus 1, leptospirose e coronavirose) - A V10/V8 promovem proteção a várias doenças, principalmente: cinomose, parvovirose e hepatite infecciosa canina (adenovirus 2). A vacina contra a leptospirose devido à alta incidência no Brasil é considerada essencial. A vacinação de filhotes (primovacinação e reforços mensais) são consideradas importantes.

As vacinas V10 ou V8 são indicadas no caso de animais adultos (reforço anual),em animais com vacinação atrasada ou risco de exposição. 


Bordetella Bronchisseptica (Gripe canina/Tosse dos canis) - Não é uma vacina essencial, mas deve ser considerada em casos de animais com acesso a locais com aglomerações, e em períodos de alta incidência da doença. A BronchiShield intranasal de dose única e a BronchiGuard subcutânea (aplicação em 2 doses) devem ser aplicadas na primovacinação e no reforço anual.

Giardia - A vacina contra a giárdia não é considerada essencial, porém pode fazer parte do tratamento ou controle em casas com alta densidade de animais.

Leptospirose - A vacina contra leptospirose só deve ser considerada em casos de animais que utilizam vacinação reduzida (Puppy). Reforço pode ser a cada 6 meses em áreas com muitos roedores.

Cinomose e parvovirose - Promove proteção a somente cinomose e parvovirose. Sua aplicação é indicada em animais com possibilidade de reação vacinal por outros agentes presentes na V10/V8. Indicada para primovacinação e reforço anual. Devemos vacinar os animais adultos que estão com vacinação atrasada, ou animais com acesso à rua/passeios e que tenham contato com outros animais.

Leishmaniose - Promove proteção parcial da doença. Recomendamos a vacinação nas datas sugeridas, pois o atraso não é indicado pelo fabricante. Reforços a cada 21 dias na primovacinação, e reforço em até 1 ano após a primeira dose. Essa vacina pode fazer parte do tratamento da leishmaniose. Necessário o reforço anual.


Felinos


Triplice Felina Panleucopenia, Herpesvírus-1, Calicivírus - Promove a proteção contra os vírus responsáveis pelo complexo respiratório felino e panleucopenia felina, sendo essa, a doença mais grave. Recomenda-se a primovacinação e reforço anual.

Quádrupla  Felina Panleucopenia, Herpesvírus-1, Calicivírus e Clamidiose

- Promove a proteção contra os vírus responsáveis pelo complexo respiratório felino e panleucopenia felina, sendo essa, a doença mais grave. Recomendamos a primovacinação e reforço anual, principalmente em animais recém adotados. A vacinação contra clamidiose apesar de não ser considerada essencial é importante para animais de gatil.

Quíntupla  felina panleucopenia, herpesvírus-1, calicivírus e clamidiose - Promove a proteção contra os vírus responsáveis pelo complexo respiratório felino e panleucopenia felina, sendo essa, a doença mais grave. Recomenda-se a primovacinação e reforço anual, principalmente em animais recém adotados. A vacinação contra clamidiose apesar de não ser considerada essencial é importante em animais de gatil. A leucemia deve ser considerada de acordo com o risco de exposição do animal.


Qualquer dúvida no protocolo de vacina entre em contato! 😉




Fonte de conteúdo: PetCare

CONTATO

Fale com a nossa equipe
arrow&v

Siga nossas redes sociais

  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Youtube Branco

Unidade Baeta Neves

(11) 4336-7185

São Bernardo do Campo - SP

Rua Thales dos Santos Freire, 136 
Vila Baeta Neves 
Horário de funcionamento:
24 horas

Unidade Campestre

(11) 4428-1222

Santo André - SP

Av. Dom Pedro II, 3.309
Bairro Campestre 
Horário de funcionamento: 24 horas

Unidade Vila Alto de Sto André

(11) 4200-1160

Santo André - SP

Av. Martim Francisco, 802 
Bairro Vila Alto de Santo André 
Horário de funcionamento: 8h às 22h (pet shop e clínica)
Domingo das 8h às 19h (pet shop - clínica fechada)