x

Anestesia

Serviço de Anestesiologia do Hospital veterinário Dr. Hato presta atendimento 24 horas aos pacientes que necessitem de assistência anestésica, agendados ou de emergência.

O anestesiologista, além do conhecimento e da especialização na área de anestesiologia veterinária, emprega toda sua perícia técnica e experiência clínica para o sucesso do procedimento ao qual o seu animal está sendo submetido.

A Anestesiologia veterinária é a especialidade médica voltada ao controle antiálgico agudo ou crônico e que mantém as funções vitais do paciente durante o procedimento cirúrgico, após o qual promove sua recuperação e estabilização.

Utiliza-se de anestésicos locais e gerais injetáveis e/ou inalatórios (gás anestésico). O anestesiologista atua no Centro cirúrgico, procedimentos ambulatoriais e no setor de tomografia com pacientes submetidos à anestesia.

Estrutura do hospital

As unidades do Dr. Hato contam com aparelhos para a realização de anestesia inalatória, onde gases anestésicos são direcionados para o pulmão através de sonda endotraqueal garantindo a adequada ventilação do paciente.

Todos os pacientes anestesiados, são monitorados em relação aos seus parâmetros vitais (frequência cardíaca, frequência respiratória, controle de pressão arterial, saturação de oxigênio e controle de dor) proporcionando um procedimento cirúrgico sem intercorrências e uma recuperação anestésica tranquila e segura.

Outras modalidades anestésicas são praticadas, tornando o procedimento muito mais seguro, como anestesia epidural, anestesia injetável com propofol, anestesia local, anestesia de bloqueio regional.

A escolha do procedimento anestésico ou a associação de dois ou mais tipos de anestesia fica a critério do Médico Veterinário Anestesiologista e da individualização do paciente.

Tipos de Anestesia

Anestesia Geral: Na anestesia geral existe a perda completa da consciência, utilizando-se uma série de medicações de forma combinada. As medicações são administradas por vias diversas (endovenosa, inalatória, etc.), com o objetivo de cumprir os objetivos primordiais da anestesia (amnésia, controle da dor, imobilidade, estabilidade clínica e retorno posterior).

Cada medicação possui um objetivo específico. Em quase todo procedimento há necessidade de entubação traqueal para controle da ventilação pulmonar.

Anestesia Local: Tipo de anestesia utilizada, geralmente, para procedimentos mais simples e em ambiente ambulatorial.

Pode ser associada à sedação com supervisão do anestesiologista, o qual controlará os parâmetros vitais do paciente (pressão arterial, frequência cardíaca, oxigenação sanguínea, etc). Esta sedação tem o objetivo de reduzir a ansiedade do paciente, trazendo maior conforto.

Bloqueios Regionais: Técnica anestésica que consiste na injeção do anestésico local em áreas próximas aos plexos nervosos de um determinado território do corpo.

Bloqueio do Neuroeixo:
Anestesia Peridural: neste bloqueio injeta-se o Anestésico Local no espaço peridural.

Este espaço envolve os nervos que saem da medula e tem a sustentação da coluna vertebral. Geralmente indica-se a anestesia peridural para cirurgias de abdome ou membros inferiores.

Indicações

Em primeira instância a anestesia nos remete a ausência da dor para realização de procedimentos cirúrgicos, da mesma forma que a sedação para tranquilização ou contenção do paciente, para coletas (sangue, urina, liquor, citologia,…), exames de imagem (radiografias, ultrassonografia,…).

A anestesia geral monitorada é necessária em quase todo procedimento cirúrgico invasivo.

Cirurgias ortopédicas, cirurgias de coluna, cirurgias abdominais, tratamento de odontológicos, biópsias de fígado, biópsia de baço e pulmão guiado por ultrassom, biópsias de pele, remoção de diversos tumores, cirurgias de castração de cães e gatos requerem algum tipo de anestesia.

BAETA NEVES 24H - SÃO BERNARDO DO CAMPO

(11) 4336-7185

Saiba maissaiba mais da unidade BAETA NEVES 24H - SÃO BERNARDO DO CAMPO

CAMPESTRE 24H - SANTO ANDRÉ

(11) 4428-1222

Saiba maissaiba mais da unidade CAMPESTRE 24H - SANTO ANDRÉ

VILA ALTO DE SANTO ANDRÉ - SANTO ANDRÉ

(11) 4200-1160

Saiba maissaiba mais da unidade VILA ALTO DE SANTO ANDRÉ - SANTO ANDRÉ