x

Odontologia

Odontologia Veterinária

As unidades Baeta Neves e Campestre do Dr. Hato possuem especialistas em odontologia. A Odontologia Veterinária é a área da medicina veterinária que objetiva identificar e tratar doenças na cavidade oral dos animais. Esta especialidade é, provavelmente, a mais importante dentro da Medicina Veterinária, pois estudos apontam que 85% dos animais apresentam algum tipo de problema dentário, de acordo com dados do Colégio americano de Odontologia Veterinária (American Veterinary Dental College – www.avdc.org).

Todas as unidades Dr. Hato contam com o atendimento de especialistas em Odontologia Veterinária. Nossa equipe de especialistas oferece os melhores e mais inovado tratamentos odontológicos a qualquer espécie animal.

Estrutura do hospital

As unidades Dr. Hato contam com centros cirúrgico especializados para procedimentos de odontologia, aparelho de anestesia inalatória, monitor cardíaco e equipamento odontológico, além de contar com a estrutura hospitalar para exames diagnóstico como raio-x, tomografia de crânio e dentes, radiografias odontológicas, cirurgias orais, correção de lábio leporino, extrações dentárias, fraturas de mandíbula ou maxila, defeitos no palato, comunicações oro-nasais, alteração nas glândulas salivares, alterações em articulação têmporo-mandibular, especialistas em diversas especialidades e internação. Sempre proporcionando apoio multidisciplinar e comodidade para o tutor e paciente, que encontrarão todos os serviços em um mesmo lugar.

Sintomas

Muitos são os sintomas relacionados às doenças que necessitam de atendimento em odontologia veterinária, e um atendimento especializado é importante para um diagnóstico preciso e tratamento correto.

Dentre os principais sintomas de pacientes com indicação de problemas de boca e dentes, encontramos:

  • Mau hálito;
  • Sangramento gengival;
  • Presença de placa bacteriana e tártaro;
  • Gengivite (inflamação das gengivas);
  • Dor de dente;
  • Dificuldade de mastigar ou mesmo dificuldade de beber água, como se sentisse choque nos dentes;
  • Alteração na forma como morde a ração;
  • Deixar de brincar com brinquedos que antes mordia;
  • Esfregar a pata no focinho ou esfregar o rosto no chão;
  • Agressividade;
  • Prostração;
  • Não deixar escovar os dentes;
  • Presença de pólipos – aumento de volume na gengiva entre os dentes;
  • Alteração no tipo de mordida;
  • Queda de dentes;
  • Perda de peso

Os cães e gatos podem apresentar uma série de sinais clínicos descritos acima ou, muitas vezes, somente uma alteração de comportamento.

Nota: O mais comum é observar os dentes sujos e a presença de mau hálito, sangramento quando há escovação dos dentes, quando brincam com brinquedos de morder ou mesmo quando mastiga ração.

Doenças mais comuns

As raças de pequeno porte têm maior predisposição para acúmulo de tártaro e das doenças periodontais, dentre elas destacamos:

  • Yorkshire Terrier;
  • Schnauzer;
  • Poodle;
  • Cocker Spaniel;
  • Dachshund;
  • Maltes;
  • Spitz;

Outras raças pequenas têm maior predisposição para dentes inclusos como:

  • Lhasa Apso;
  • Shitzu.

Também observamos em filhotes más oclusões, agnatismo, prognatismo, ausência de dentes, presença de dentes decíduos (dentes de leite), mordida de tubarão (presença de muitos dentes decíduos levando a dentição dupla), entre outras.

Raças de porte grande ou gigante têm menos predisposição para o acúmulo de tártaro, mas costumam apresentar outros problemas dentários, como desgaste e fraturas dentárias. Se não houver escovação regularmente, também há a apresentação de periodontite e presença de tártaro, principalmente nos dentes do fundo da boca.

Gatos também sofrem com problemas orais, e apresentam algumas doenças específicas, que podem causar dor muito intensa.
A gengivo-estomatite crônica acomete muitos gatos, e pode ter início em idade jovem, especialmente em raças como Maine Coon, sendo fundamental o controle de placa bacteriana para prevenção da doença.
A lesão de reabsorção dentária é outra afecção comum na boca de gatos, e o diagnóstico é realizado com o paciente anestesiado e com raio-x intra-oral, sendo primordial. Esta doença é semelhante a um tipo de cáries de gatos, embora a causa seja distinta.

Em animais adultos ou seniores, independente da raça, observamos a periodontite causada pelo acúmulo de tártaro, inflamações de gengivas, fraturas de dentes, abscessos de raiz (periapical), queda de dentes, tumores de gengiva e de lábio, pólipos de gengiva, verrugas em gengivas, fraturas de sínfise (por queda ou trauma), fraturas de mandíbula, tumores de mandíbula e maxila entre outras. Para concluir os diagnósticos acima citados, na maioria das vezes será necessário anestesia geral, exames de raio-x ou mesmo de tomografias.

Exames

A consulta com o especialista em odontologia é necessária para uma primeira avaliação e possível diagnóstico, quando então poderá sugerir a necessidade de realização de alguns exames. Normalmente seguido do exame físico, da avaliação do paciente, de sua boca e dentes, o especialista irá direcioná-lo para exames auxiliares como radiografias de crânio, tomografias, biópsias e outros tipos de exames de sangue, como necessidade de avaliação pré-anestésica ou mesmo para encaminhamento para alguma outra especialidade, auxiliando e aprofundando o diagnóstico, como por exemplo, para um oncologista quando há presença de tumores de boca ou de gengivas.

Tratamentos

O tratamento dentário propriamente dito se faz necessário quando observamos desde a presença de tártaro e gengivite até como medida investigativa para diagnosticar abscessos (uma bolsa de pus que se acumula em tecidos, órgãos ou espaços dentro do corpo), fraturas de dentes ou fraturas de raízes de dentes. Para isso é necessário que o animal esteja sob anestesia geral inalatória e monitorado por um médico veterinário anestesista.
Extrações de dentes, remoção de épulis (são neoplasias benignas com origem no estroma periodontal e são divididos basicamente em três tipos: fibromatoso, acantomatoso e ossificante), tumores de gengiva, correção de fraturas ou disjunção de sínfise (a mandíbula é formada por um par de ossos unidos rostralmente por um tecido fibroso que forma a sínfise mentoniana ou sínfise mandibular). Outra indicação da profilaxia dentária e somente para a manutenção da saúde da boca, é realizada com a limpeza dos dentes periodicamente, sempre seguido da escovação dentária.

Tratamento Periodontal (Periodontia)
foto dentes 300x112 - Odontologia
É a área da odontologia que cuida da saúde da gengiva e outras estruturas que estão ao redor do dente (periodonto). A doença periodontal acomete muitos animais e caracteriza-se pelo mau hálito, inflamação e sangramento da gengiva, presença de “tártaro”, mobilidade dos dentes, salivação excessiva, dificuldade em comer, perda de peso e apatia. Se o seu animal apresenta algum destes sinais, procure um de nossos especialistas.
Extração dos dentes de leite
extracao de dentes 300x226 - Odontologia
Em cães e gatos, a troca dos dentes de leite (decíduos) ocorre entre os 5 e 12 meses de vida. Muitas vezes esta troca não ocorre de forma correta e os dentes de leite se mantêm na boca juntamente com os permanentes. Esta situação predispõe a diversos problemas orais, como a doença periodontal e alterações oclusais, sendo necessária a extração dos dentes de leite. Tal situação é comumente observada em cães de raças pequenas, como Yorkshire, Lhasa apso, Maltês e Shitzu.
Tratamento de Canal (Endodontia)
tratamento de canal 300x225 - Odontologia
Muitas vezes o problema está dentro do dente, comprometendo as estruturas internas (polpa). Dentes quebrados, desgastados ou escurecidos podem causar dor e precisam de cuidados específicos (tratamento de canal).

Restauração, Prótese e Dentística
protese e restauracao e1595615794122 273x300 - Odontologia
Os dentes não precisam estar apenas livres de dor e infecção, mas também devem proporcionar uma mastigação correta. Reconstruir um dente ou uma parte perdida do dente é fundamental para devolver a função mastigatória e, com este objetivo, são empregadas as restaurações e prótese.

Tratamento Ortodôntico (Ortodontia)
tratamento ortodontico 300x225 - Odontologia
Sim, os animais também precisam usar aparelho nos dentes. Mas o objetivo não é estético e sim corrigir a posição de dentes que possam estar atrapalhando a mastigação, causando dor ou algum problema oclusal mais sério.
Animais Silvestres e Exóticos
animais silvetres 300x184 - Odontologia
Não são apenas os cães e gatos que precisam de atenção odontológica. Assim, nossa equipe também é habilitada em atender ferrets, coelhos, chinchilas, porquinhos-da-Ìndia, roedores, primatas, aves e répteis.

 

Atendimento

As consultas com especialistas são com hora marcada e todas unidades atendem a especialidade de odontologia. Entre em contato com a unidade que deseja o atendimento para verificar disponibilidade de agenda.

BAETA NEVES 24H - SÃO BERNARDO DO CAMPO

(11) 4336-7185

Saiba maissaiba mais da unidade BAETA NEVES 24H - SÃO BERNARDO DO CAMPO

CAMPESTRE 24H - SANTO ANDRÉ

(11) 4428-1222

Saiba maissaiba mais da unidade CAMPESTRE 24H - SANTO ANDRÉ

VILA ALTO DE SANTO ANDRÉ - SANTO ANDRÉ

(11) 4200-1160

Saiba maissaiba mais da unidade VILA ALTO DE SANTO ANDRÉ - SANTO ANDRÉ